terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O SALAR DE UYUNI E A PASSAGEM PARA O ATACAMA

Ei pessoal, a postagem das fotos está meio atrasada, mas ainda virá! É que nosso fotógrafo oficial desempenha muuuúltiplas funções... Faremos o relato de nossa reta final e as fotos virão depois.

Bem, retomando a partir da Bolívia, o Salar de Uyuni rendeu um dia todo de passeio contratado pela agência do próprio Hotel Tonito, com carro, motorista e cozinheira (no cardápio, frango e quínua). Foi nossa opção porque a água salgada que recobre o salar nesta época poderia danificar os jipes. O passeio inclui uma visita a um local de extração de sal, ao Hotel de Sal e à Isla del Pescado, cheia de cactus enormes, cuja "madeira" é utilizada para artesanato e até confecção de mesas e abajures. A turma curtiu à bessa.

Na manhã seguinte, saímos bem cedo (6:30) para fazer a travessia para o Deserto de Atacama, no Chile, pela Reserva da Fauna Andina Eduardo Avaroa (Bolívia). Foi um longo trecho de pancadaria, todo de terra, com pedras e poeira fina que mais parecia um talco - sempre entra um pouco nos carros - e que chega a 5.000m de altitude e é extremamente bonito. Um dos pneus do jipe do Coronel furou e ficou imprestável...

A reserva fica no altiplano boliviano e tem lagoas repletas de flamingos, como a Colorada, de colaração avermelhada, picos de montanhas levemente polvilhados de neve, o famoso árbol de piedra (uma pedra que parece uma escultura de uma árvora), e o Deserto do Dalí (com pedras que parecem esculturas semelhantes à sua obra). Próximo à fronteira com o Chile está o vulcão Licancabur, em cujos pés fica a bela Laguna Verde.

Depois da saída da aduana boliviana logo se chega ao asfalto e percorre-se um trecho de descida até a aduana chilena, na entrada de San Pedro de Atacama, uma pequena cidade em um oásis no meio do deserto. A cidade é super simpática, repleta de bichos grilos e alternativos de todo gênero, mas também empoeirada e bastante quente de dia - o que não lhe retira o charme pitoresco. À noite refresca e a rua Caracoles, que conta com ótimos restaurantes e bares, fica super movimentada.
Ficamos no La Aldea, um ótimo hotel. Fizemos o passeio ao El Tatio, um geiser a 100 km de San Pedro, que entra em atividade beeeem cedo (saímos às 4h) e tomamos o café da manhã por lá, com direito a escambo de comida com gringos, devidamente presenteados com Guaraná Antártica.

Na hora do pôr do sol fomos visitar o Vale da Lua e suas dunas e de lá seguimos para Calama, a 100 km adiante, onde dormimos, para que, na manhã seguinte, dia 1º de fevereiro, Dalva, Giulia, Guilherme e Mahima pegassem o avião até Santiago e de lá seguissem para o Brasil - onde todos chegaram bem e foram devidamente recepcionados.

Marcelo, Coutinho e Andrea farão a reta final de carro, passando pela Argentina e Foz do Iguaçu. Todos nós da Expedição Inti Raymi agradecemos aos nossos companheiros virtuais de viagem, aos que apenas deram uma bisbilhotada, a todos os que nos mandaram suas mensagens - foi muito legal contar com a companhia de todos! Muchas Gracias e hasta la vista!

1. Popoio disse:
    Olá, filhota querida, bom dia!
    Que bom tê-la de volta ao nosso convívio real.
    O nosso acompanhamento virtual, apesar da canseira, da saudade e das preocupações promovidas, nos enriqueceu bastante por conhecermos tantas culturas e países diferente.
    Esperamos que nessa visita ao Salar ninguém tenha virado carne seca (rs). ´Seria bom dessalinizar quando chegar ao Brasil.
    Aos que aninda estão na reta final nosso desejo de um regresso seguro, igual aos que aqui já chegaram. E como disse o Ronaldo, o fenômeno, quando chegou ao Coringão, que "ele passava a ser um louco ao fazer parte de um bando de loucos", nós também, podem ter certeza, faremos parte virtual de qualquer outra loucura que "vcs, bando de loucos" fizerem.
    Obrigado por termos tirado tempo de vcs para lerem nossos loucos comentários. Até a proxima loucura.
    Bjs e abraços. Te amamos. Popoio and Mamma

2. Jogrão disse:
    Oi Marcelo graaaaande genro, bom dia!
    A minha mãe, Dna Nair, que Deus a tenha, com sua sabedoria mineira dizia que: "No inferno tem uma cama para quem não cuida do que é seu (nosso)".
    Muito obrigado pelo cuidado, pela sensatez e decisão sábia de ter "despachado" a Mahima com antecedência para Brasília a fim de recompor o desgate da expedição antes de assumir suas funções no MP. Obrigado.