sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O LAGO TITICACA E A CHEGADA À BOLÍVIA

Olá, pessoal! Estamos todos saudosos e com novidades para contar. Nossa ida de Arequipa a Puno, cidade às margens do Lago Titicaca pelo lado peruano, levou 4 horas e meia. No caminho, contornamos e nos despedimos do Misti e outros vulcões mais. Mas não fiquem tristes, pois ainda haverá outros vulcões em nosso roteiro (rs...)
No percurso, passamos pela cidade de Juliaca, que é bastante feia - Puno também não prima pela beleza, mas conta com hotéis interessantes, como a Casa Andina, o Sonesta Posada del Inca e um SPA 5 estrelas branco e grandalhão, todos à beira do Lago e fora do centro nada atrativo da cidade. Ficamos no Collon Inn, um simpático hotel numa casa colonial, a 52 dólares a diária.
No dia seguinte fomos visitar as Ilhas flutuantes de Uros. No porto, tomamos um barco coletivo, administrado pela associação dos moradores das ilhas. A passagem custa 10 soles, mais 5 de ingresso às ilhas. São 30 minutos de navegação pelo Lago e suas totoras (um capim usado pelos locais para fazer as ilhas flutuantes, barcos, casas, artesanatos...) para se chegar a uma das pequenas ilhas que recebem alternadamente os turistas.
Os habitantes de Uros são bastante pobres e vivem hoje em dia mais do turismo, mantendo práticas ancestrais. As ilhas de capim flutuam devido a "bóias" feitas da raiz do totora amarradas às ilhas, que são várias. Após a visita a uma das ilhas menores se visita a "capital", uma ilha um pouco maior, que conta com precário banheiro e um micro mercadinho. Pode-se ir à "capital" em um barquinho de totora. O mais alto lago navegável do mundo é muito grande, bem bonito e compreende uma parte do Peru e outra da Bolívia.
Saímos de Puno por volta das 13:30h, pensando em avançar o máximo na direção de Oruro, na Bolívia, e assim nos aproximarmos do Salar de Uyuni. Mas houve imigração e alfândega (que desta vez fizemos por Copacabana, bem melhor e mais bonito do que por Desaguadero), um pouco de chuva, ficou meio tarde e, para completar, a cidade de Copacabana, a do lado boliviano do Lago Titicaca, nos atraiu. Simples e bonitinha, tinha um hotel ótimo, o Rosario Del Lago, com uma vista maravilhosa do Lago, ótimo padrão e um apartamento lindo para 4 pessoas a US$ 110. Então, ficamos por ali, jantamos bem e descansamos. Vale registrar que a altitude (cerca de 4.000m), volta e meia, provoca algum sintoma como dor de cabeça, olhos irritados, dor nas pernas, cãimbras, dor na barriga, cansaço. Mas calma, gente, não é tudo junto, nem todos sentem isso tudo. Apenas registramos as queixas já ocorridas. Agora, ofegante, todo mundo fica a qualquer lance de escada.
No dia seguinte prosseguimos rumo ao Salar, com uma pequena travessia de balsa pelo belo Titicaca, em uma região muito bonita. Copacabana nos pareceu uma opção interessante para se visitar o Lago, pena que não possui ilhas flutuantes, mas apenas ilhas "normais", como a do Sol e a da Lua, onde existem ruínas precolombianas, que não visitamos desta vez, pois demandam mais tempo de navegação.
Levamos cerca de 2 horas para passar por La Paz, em um trânsito caótico e engarrafado e mais 4 horas para chegar a Oruro, uma cidade cuja periferia é um grande lixão. Decidimos seguir em frente até Uyuni, mais 100 km de estrada de asfalto ruim e 200 de terra precaríssima e bela paisagem, com montanhas nevadas e lhamas pelo caminho. Chegamos por volta das 20:30h e nos hospedamos no nosso já conhecido e super legal Tonito Hotel, uma pousada simples e simpática, que pertence a um casal pra lá de atencioso - ela boliviana, ele estadunidense de Boston - que tem uma pizzaria bacaninha e animada - diárias entre 40 e 60 dólares.
Hoje é o grande dia do passeio pelo maior Salar do mundo. Nesta época, a vastidão branca está inundada pelas águas da chuva, que custam a ser absorvidas pelo chão de sal, refletindo o céu como um grande espelho. Amanhã seguiremos para o Deserto de Atacama, pela Reserva da Fauna Andina Eduardo Avaroa. Grandes abraços, para os que de abraços, e muitos beijos, para os que de beijos. As fotos virão depois...

10 comentários:

  1. Queridos,
    Estava sentindo falta de notícias quentes de vocês. Que bom que, apesar do desconforto da altitude, estão todos bem. Mahima, que dia você chega? Saudades.
    Beijos,
    Ana Luisa

    ResponderExcluir
  2. Popoio disse:
    Oi filhota querida, boa tarde.
    Ficamos felizes de ter nois aqui travez.
    A partir de agora mandamos bjs e abraços para estarmos incluídos em todos os sentimentos.
    Filhota querida, diz o ditado que pelo santo se beija o altar. Isso quer dizer que as paisagens são tão lindas que compensam o desconforto das altitudes e as ameaçãs dos vulcões, não é. Tanto é que até tchauzinhos eles mereceram. que bonitinho (as despedidas). Quem diria, preferir ilhas de capim a ilhas naturais (rs).
    Continuamos dando a nossa espiadinha (nada a ver com o Bial) nas fotos e nos textos, e à medida que começou a contagem regressiva a saudades vai
    nos dando uma expectativa com olor de chegada.
    Bjs e abraços para todos. Te amamos.
    Popoio and Mamma.

    ResponderExcluir
  3. Ana Luisa,

    Também estou com saudades. Mandei uma mensagem pra vc na postagem anterior. Chego em Brasília no dia 1º de noitão, acho que 23:30. Por favor, peça à Iranilde para avisar a Dalci que dê uma geral na casa no dia 1º e vá trabalhar normalmente no dia 2. Estamos em Uyuni, um vilarejo no meio do nada, super simpático, com gente de várias partes do mundo, todos com cara de forasteiros, inclusive nós, é claro! Aqui no Tonito tem muito brasileiro e holandês. Na região há muita plantação de quínua. Beijos. Mahima.

    ResponderExcluir
  4. Popoio lindinho,

    Pois não é muita esquisitice mesmo, essa história de preferir ilha de capim!? E pior que as ilhas são bastante atraentes mesmo e visitadas por gente de toda parte. Mas há muita pobreza entre os nativos, os aymaras. Amanhã, quando ingressarmos no Chile, avistaremos o Licancabur - um vulcão bem lindo. Há pouco fomos no escritório da Reserva da Fauna Andina Eduardo Avaroa, que visitaremos amanhã, e compramos um livrinho sobre toda a região do Salar. Fomos ao mercado local para comprar alguma comida, já que amanhã não há nada pelo caminho senão belezas estonteantes. Vai rolar pic-nic. E a mamma? Diga pra ela e pra neta dela deixarem de ser analógicas e entrarem na era digital - he! he! Muitos beijos, com saudades.

    ResponderExcluir
  5. Mahima,
    Obrigada pelas notícias, pela atenção e o carinho. Sabemos que tudo está bem e que todos estão aproveitando muito, mas quando chegam as notícias é um conforto para o coração. Falei com os meninos pelo telefone e eles me contaram o quanto estão curtindo e entusiasmado com a viagem. Que ótimo saber que vocês estão aproveitando a beleza e o esplendor dessa natureza e cultura.
    Bjs e abraços a todos vocês. Divirtam-se e boa viagem sempre.
    Estarei no aeroporto aguardando o Gui e a Giulia e se vocês quiserem posso buscá-las também. Fiquem à vontade.

    Dalvinha,
    Que ótimo heim? Fiquei só imaginando que lindas caminhadas vocês fizeram... vamos ver se conseguimos agendar trekking esse ano né, querida.Muita paz, luz, harmonia, diversão...muita diversão nessa jornada!
    Saudade também. Bjs pra vocês.

    Guiga e Jujuba,
    Amados e queridos fils, tô muito feliz e realizada por vocês e adorando saber o quanto vcs estão contentes e gostando da viagem. Que lugares lindos!!!
    Tudo certo por aqui.
    Vô Walter e Luiz Fernando mandam beijos pra vcs.
    Continuamos acompanhando o passeio maravilhoso.
    Aproveitem e sejam sempre "feliz da vida"...!!!
    Vou buscá-los dia 1º no aeroporto. Não vejo a hora ... tô morrendo de saudade, bibos.
    Muitos beijos e abraços e amassos e carinho no coração de vocês! Muito amor e luz.
    Amo mto vcs.
    Mams
    Sheila

    ResponderExcluir
  6. Oi filhota amore, bom dia!
    Essee tele acompanhamento digital têm sido muito salutar, pois nos coloca em uma comunhão mais constante que o analógico. E por falar em analógico e digital a interpretação que posso dar a eles em referência à mamma e à filha é que: a primeira como tem muito cuidado com as mãos seu cuidado deve ser para não formar calos nos dedos (além, é claro da aversão); a segunda, como o Lucas, deve ser indolência mesmo. Ah! sem atrapalhar tua vacance,veja se com essa visita ao escritório da reserva da fauna daí possas trazer algumas coisas para exemplo, sugestões e cobranças por aqui (tá precizaaando)
    Bjs e abraços. Te amamos. Popoio and Mamma.

    ResponderExcluir
  7. oi mae, saudades tb.n vejo a hra de ir pra
    brasilia e ver tdos!!
    presentes d montao, levando pra tdos.
    bjss giu e gui
    ....
    Dalva diz:
    Sheiloca, marcaremo nosso trekkng para 2010 concerteza.prcisamos treinar(rsrs)
    fala para o luiz q o vitara mostrou sua competencia e seu poder.deu conta da viagem direitinho.pode compra(kkk)um beijo para todos e mtas saudades, Dalva

    ResponderExcluir
  8. Oi, filhos e netos. Estamos ansiosos para ver vocês. Amanha estaremos no aeroporto de Santiago esperando vocês para seguirmos viagem até Brasília. Marcelo, muito cuidado, junto com o Coutinho no restante da viagem. Estamos rezando por todos. Beijos, Irismar e Raimundo

    ResponderExcluir
  9. Marcelo,
    Continuem fazendo boa viagem. Estarei aguardando os meninos no aeroporto hoje.
    Entraram em contato comigo a respeito da matrículo do Gui no COC. Como vc havia me dito que já tinha efetuado a matrícula confirmei que estava tudo OK. Todavia, não encontraram o boleto equivalente ao pgto da matrícula e como não tenho qquer cópia pedi que eles aguardassem e confirmassem a matrícula. Eles esperam até amanhã a confirmação do pgto sob pena de cancelamento. P favor me confirme e se possível diga pro Gui onde está o recibo para levarmos até 4ª f no COC. Ou então veja o que preciso fazer.
    Boa viagem pra vc e Co. Vão c Deus.
    Bj
    Sheila

    ResponderExcluir
  10. Fala Marchelooo!!!!eu quero ver o livro de fotos publicado, aí eu sei que aquela foto do meu Jeep no pasto vai valer muito dinheiro.
    Abraços e Beijos. Tuca, Míriam, Felipe e Rafa

    ResponderExcluir