sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O EQUADOR

Oi Pessoal, estamos de volta e cheios de novidades sobre o Equador, onde se destacam três regiões bem definidas: a Cordilheira ou Serra, a Amazônia ou Oriente e o litoral. Entramos no país por Macará e fomos conhecer Vilcabamba, uma pacata cidadezinha localizada ao sul do país, na região da Cordilheira, conhecida pela longevidade de seus habitantes. É muito tranquila e cercada de montanhas. Dalva e Giulia aproveitaram o SPA da Pousada Madre Tierra para pôr a beleza em dia.

De Vilcabamba seguimos para Cuenca, uma cidade que tem um centro histórico colonial bem bonito. No trajeto, pegamos muuuuita neblina pela Cordilheira, sempre que a estrada subia até os cumes. Não vimos neve por aqui. Nossa impressão inicial se confirmou – de fato, as cidades do Equador são mais ajeitadas e o padrão de vida, no geral, parece melhor. A moeda é o dólar e a cultura americana é bastante presente no país. Há racionamento de luz, que falta por um período todos os dias. Diversamente do Peru, não é fácil encontrar locais onde se coma bem. Uma exceção em Cuenca foi a Vinoteca, onde tivemos um jantar delicioso e divertido, em um ambiente moderno e descontraído, no qual se destacou a dupla Marcelo e Guilherme, vestidos com blusas digamos... exóticas?

Ainda em Cuenca, fomos conhecer uma loja/fábrica de chapéus Panamá, que de Panamá só têm o nome, pois são equatorianos, de onde a turma saiu pronta para desfilar diversos modelos de sombreros. Conhecemos a Catedral, que tem um altar em ouro maciço e é impressionante, com uma imensa nave.

À tarde fomos conhecer Ingapirca, um sítio arqueológico considerado o mais importante do Equador, com vestígios das culturas Cañari e Inca. O local, embora bonito, encontra-se abandonado e descuidado. Lá assistimos a uma briga de lhamas regada a mordidas e cuspidas.
No dia seguinte, fizemos um passeio pelo Parque Cajas, que fica próximo a Cuenca e possui 232 lagos. A paisagem montanhosa é caracterizada por páramos, vegetação de transição entre os Andes e a Amazônia. No geral, a Serra no Equador possui muitas casas de campo e, guardadas as devidas proporções, paisagem com cara de Suiça, assim meio certinha.

De Cuenca, atravessamos para a Amazônia, para conhecer um trecho ao sul do Parque Sangay, que abrange várias regiões e tem o norte cheio de grandes vulcões, entre eles o próprio Sangay. Na travessia vimos uma grande barragem e paisagens mais selvagens e preservadas de floresta. Dormimos em Macas, uma cidade feia e desprovida de boas acomodações, embora capital de Província, e no dia seguinte atravessamos o belo Parque de volta para a região dos Andes, por uma estrada construída há pouco mais de dois anos.

Depois de uma parada em Riobamba para almoço, onde pudemos avistar ao longe o vulcão Tungurahua em plena erupção, o plano era seguir para Baños, cidade com termas, localizada aos pés do vulcão, mas a turma da Land optou por dormir em um Hostal de Campo bem bonito, próximo a Riobamba, o La Andaluza, com diárias a US$ 50, e os Coutinhos seguiram para Baños, para aproveitar uma aguinha quente. Vimos no noticiário que o Tungurahua anda bastante ativo e as autoridades pensam em evacuar Baños, que está em estado de alerta, prestes a entrar em estado de emergência.
Toda a região é cercada por vulcões gigantescos, como o Chimborazo, o Sangay, o Altar e o sempre ativo Tungurahua. O Cotopaxi fica um pouco mais ao norte. Aqui no Hostal, a cerca de 3.000m de altitude, está fazendo um frio gostoso e estamos bem agasalhados. Agora vamos seguir atè Banos para encontrar os Coutinhos e ver de perto o Tungurahua. As fotos ficam para logo mais...

11 comentários:

  1. Popoio disse:
    Oi filhota querida, boa noite!
    Estamos saudosos, mas contentes pelas deliciosas aventuras e venturas que vcs estão vivendo.
    As fotos recebidas e principalmente os detalhamentos das descrições textuais são tão miniciosos que quase nos colocam junto a vcs.
    Aliás, este acervo e os das viagens anteriores podem tranquilamente ser transformados em cocumentário. Os sucessores do Erbert Richer que se cuidem.
    Bjs. Te amamos. Popoio and Mama

    ResponderExcluir
  2. bom ter novas noticias de vocês...
    gostaram dos panamás? lindos, não?
    abs, desde acá! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal, cade as fotos? Estou curiosa!!!
    Aqui esta tudo bem,todos em paz e com saude!
    Beijos, Giovana

    ResponderExcluir
  4. Ola expedicionários, cada dia novas e espetaculares aventuras!!! Continuamos acompanhando daqui. Boa viagem sempre!
    bj,
    Sheila.
    Giu e Gui,
    Amados fils,
    Muita saudade. Tô acompanhando e desejando que cada dia seja mais interessante, especial e cheio de surpresas gostosas. Filmem tudo...vulcão em erupção...!!!!! Deu até um arrepiozinho.... Curtam bastante. Amo muito vocês queridos.
    Bjs
    Mams

    Ah! tentei ligar no nº que me passaram na mensagem do cel, mas não consegui, há uma mensagem de nº inexistente. Assim que puderem me liguem ou mandem o nº para que eu entre em contato, ok?! Pode ser pelo e-mail ou orkut das prims.....bjs e mais bjs

    ResponderExcluir
  5. Popoio disse:
    Oi filhota querida, bom dia!
    Diz o ditado: "Quem tem pressa come quente ou come cru"
    As informações e as fotos que chegam são como o vinho, são para serem degustadas devagarinho.
    Bjs. Te amamos, Popoio and Mama.

    ResponderExcluir
  6. Estou adorando a descrição do Equador, apesar do vulcão "bastante ativo", e curiosa para ver as fotos.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. Popoio querido,

    Também estamos todos saudosos. A Hacienda na qual estivemos hospedados nos impressinou com tantas histórias de um tempo de aventureiros românticos. Dava um livro, e dos bons! Beijos para vc e para Mamma.

    ResponderExcluir
  8. Marco Reys,

    Agora chegamos a Quito, cujo centro histórico nos pareceu bem bonito quando fomos almoçar no Mea Culpa, que fica na Plaza da Independência. Mas deixamos para passear por lá amanhã. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Gió e Ana Luisa,

    Também estamos todos bem, com saúde e saudosos. Com essa história de nem sempre termos wi-fi e ter que baixar, reduzir, escolher,posicionar, etc... as fotos andam meio atrasadas, mas temos muitas fotos boas para postar. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Sheila,

    Nós, expedicionários, estamos todos bem e aproveitando as belezas e atrações do Equador. Hoje os meninos se animaram em fazer comprinhas em um shopping aqui em Quito. Dalva e Coutinho mandam lembranças. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Mae
    Sim, estamos aproveitando e filmando tudo! Sim, vulcao em erupcao, mas nem chegamos perto...

    Depois da ligacao de hoje acho que vai dar pra ligar pra gnt! Se nao der certo, mande uma msg por aqui que a gnt te passa de novo!

    Beijos e beijos
    gui e giu

    ResponderExcluir