terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O VOO EM NASCA E A CHEGADA A LIMA

Ontem pela manhã, os bravos integrantes da Inti Raymi que sobrevoaram as linhas de Nasca em monomotor último modelo... de 1983, foram Marcelo, Guilherme, Giulia e Andrea. O teco-teco faz constantes manobras para permitir a visualização dos desenhos estilizados de figuras humanas e de animais, que se estima serem de 500 a.C. a 500 d.C. Essas linhas continuam a ser um dos grandes mistérios da arqueologia mundial, já que não se sabe ao certo quem as fez e porque. Segundo Maria Reich, alemã que as estudou durante toda a vida, seriam um calendário astrológico. Há os que acreditam que sejam obra de ETs...


A cidade é bastante feia e empoeirada e serve apenas de base para os voos que saem de um pequeno e arrumado aeroporto. A D. Rosa, do Hostal Don Agucho, nos indicou um ceramista e fomos até lá conhecer seu trabalho. Toto e seus 7 irmãos herdaram a arte do pai que, segundo Toto, recuperou os modos de fazer tradicionais da cultura Nasca, pesquisando os restos de cerâmica desprezados pelos huaqueiros (profanadores de tumbas).


Toto dá uma divertida demonstração que vai desde a preparação da argila até a pintura com pincel feito com cabelo de bebê e a queima em forno coberto de telha. Os pigmentos são todos naturais e o brilho é obtido esfregando-se uma espátula na pele ou no cabelo e depois na peça já pintada - o óleo do corpo funciona como um verniz.





Chegamos a Lima ontem no fim da tarde. O trânsito é caótico - cada um faz o que bem entende e todo mundo buzina o tempo todo. Estamos hospedados em um simpático Hostal, o La Castellana, no bairro Miraflores - um três estrelas cuja diária é de US$ 65. Jantamos um "ojo de bife" dos deuses num restaurante simples, o La Tranquera.

Hoje, dia 5, fomos passear pelo Centro Histórico e visitar a famosa Igreja de San Francisco, cujas catacumbas deixaram aflitas a Mahima e a Andrea. Marcelo e Coutinho providenciaram a troca de óleo dos jipes. Coutinho comentou que já rodamos cerca de 6.000 km. Para o jantar, reservamos mesa no Astrid e Gastón, do famoso chefe peruano Gastón Acurio e sua mulher. Gastón, no ano passado, abriu uma cevicheria em São Paulo, a La Mar. Amanhã seguiremos para o norte do Peru.








22 comentários:

  1. obrigado pelas explicações sobre trens, hotéis,restaurantes e chefs...
    como vêem, sigo vcs bem de pertinho (êpa!).
    muito bons relatos e fotos... parabéns!
    a cada expedição, até o blog vem sendo aperfeiçoado... re re re.
    abs

    ResponderExcluir
  2. E é bom demais ter sua companhia, King.
    Agora vamos lá no Gastón e depois contamos como foi. abs.

    ResponderExcluir
  3. Estou curiosa para ver as fotos aéreas!!! Beijos, Giovana

    ResponderExcluir
  4. Luiz Fernando Horácio de Sá6 de janeiro de 2010 às 14:54

    Gui, Giu e galera expedicionária,
    Iradíssima essa viagem! Maiooor viaaagem...rsrs. Nossa, tô babando, sensacional!!! Aproveitem tudo e cada momento; só existe onde a gente está, deixem as janelas da alma sempre abertas. Tudo de bom, bjs e abrçs.
    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me explicar o porquê de Um e Outras não terem feito o sobrevôo?
    Se me disserem que é medo de altura, não vou acreditar, pois já estão nas alturas!!!
    E, MarcoRey, estou desconfiada que esta turma está fazendo é uma aventura culinária...
    Beijo a todos!

    ResponderExcluir
  6. Mahima e todos os outros queridos! Olá! Este blog está bueníssimo! Diariamente, tenho vibrado juntinho c/ vocês! Essa aventuta é linda demais! Emocionante! Desconfio que a Dalva já tenha realizado o grande sonho: Inca`s trail. Eu percebi na foto que ela caminha c/ uma sombrinha na companhia de um casal nativo. Rs, rs.... Beijos, D'arc

    ResponderExcluir
  7. Mahima e todos os outros queridos! Olá! Este blog está bueníssimo! Diariamente, tenho vibrado juntinho c/ vocês! Essa aventuta é linda demais! Emocionante! Desconfio que a Dalva já tenha realizado o grande sonho: Inca`s trail. Eu percebi na foto que ela caminha c/ uma sombrinha na companhia de um casal nativo. Rs, rs.... Beijos, D'arc

    ResponderExcluir
  8. Luiz,
    Estamos aproveitando muito a viagem! Està sendo incrível meeesmo!
    Mande noticias
    Beijos e abracos

    ResponderExcluir
  9. mae, tios, primas, vo, luiz, guto, ou qualquer um que tenha contato com estes
    È so pra avisar que postei um comentario gigantesco no dia 1 de janeiro, mas`talvez voces nao vejam, entao vou colocar um aviso aqui!
    obrigado e vejam la

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mahima e Marcelo,
    Já estamos em Brasília, a viagem foi ótima. Se ainda tiverem tempo em Lima, não deixem de ir ao restaurante Las Brujas de Cachiche, aí em Miraflores, que serve comida da época pré-colombina, mas bem conservada... Outro restaurante que adoramos foi o huaca pucllana, que fica em um sítio arqueológico, também aí perto. Veja o site: www.resthuacapucllana.com. Descobrimos um astrid y gaston en Santiago, mas decidimos ficar com os mariscos chilenos...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Galera da expedição,
    Ficamos maravilhados com as fotos e sempre ansiosos pra ver as novas paisagens e as noticias daí. Que massa essa viagem...estamos, literalmente, babando, curtindo, e pegando uma carona na expedição. Estamos registrando as dicas gastronômicas tbém. Divirtam-se. Vão na paz. Boa viagem sempre...
    bj pra todos
    Sheila

    Amados fils Gui e Giu,
    Tô adorando seguir a viagem d vcs. Que experiência única heim!!! Aproveitem muito e tudo sempre!!
    Jujuba, que bom que vc tá aí, participando de tudo, explorando, conhecendo, descobrindo...rindo e se surpeendendo. Aproveita pra praticar o espanhol...Sempre feliz, lembra!! Meiros, dà uma força e carinho, tá! Confio mto em você.
    Fils, sejam sempre luz, amor e compreensão, generosidade e compaixão...com tudo e todos, com voces principalmente, sei que é fácil pra vcs! Tenho muito orgulho de voces, meus amados.
    Saudade, da boa, daquela que a gente fica feliz em saber que as pessoas amadas estão bem e aproveitando bastante.
    Bjs, abraços, amassos ...
    Mams

    Sheila

    ResponderExcluir
  12. 8/JANEIRO/2010
    QUERIDOS GUI,Giulia, Marcelo e Mahima. Estou acompanhando e muito feliz com a viagem de vocês. Nós estávamos sem internete e só agora voltou. Sejam sempre felizes e unidos. Estou saudosa e sentindo falta da companhia de todos, mas muito alegre dessa oportunidade que os meninos estão tendo. É um momento único. Aproveitem, aproveitem e aproveitem. As fotos são maravilhosas! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ei, pessoal,estamos aguardando notícias. Raimundo

    ResponderExcluir
  14. Caraca... que jantar mais demorado!

    :-)

    (a 'culpa' pela cobrança é de voces mesmos, que acostumaram a gente mal, com fotos e noticias fresquinhas... re re re)

    abs

    ResponderExcluir
  15. Oi Marco Reys,

    Sentiu nossa falta, né? Acabamos de postar um monte de novas notícias.
    A propósito, o Asdtrid e Gastón é um belo resturante, mas a comida não nos pareceu excepcional. O ceviche estava ardidíssimo. O Marcelo não gostou do cuy (porquinho da Índia), o Gui gostou do ossobuco de Alpaca e a Mahima achou bom seu cochinillo (leitão baby) - os demias pediram pratos menos exóticos e os acharam normais.
    Abs.

    ResponderExcluir
  16. Iris e Rai,
    Estamos todos ótimos e aproveitando ao máximo a viagem. Ainda não temos celular aqui no Equador, mas ligaremos em breve para dar notícias pessoalmente, Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Sheila,

    Sua companhia aqui no blog é muito legal e tem sido ótimo receber suas mensagens. Dalva e Coutinho mandam lembranças.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Ana Luisa,

    Somente hoje vimos sua mensagem. Cogitamos de ir ao restaurante do sítio arqueológico, mas acabou não rolando porque estava fora de mão no momento. Mas, ao que tudo indica, não vai faltar oportunidade de voltarmos a Lima. Quem sabe não poderemos ir juntos? Esdtá tudo bem aí em BsB? Bjs.

    ResponderExcluir
  19. D'arc,

    Que bom que desta vez deu para você viajar conosco pelo blog. Temos pensado muito em vc por causa dos trechos de estrada mais difíceis. Ficamos imaginando se vc encararia na boa...(rs)
    Como vc pôde ver, sua irmã tem mantido contatos imediatos com nativos e adora bater papo com o local people. Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Nita,

    Mahima, Dalva e Coutinho não voaram em Nasca porque acharam que já estavam altos o bastante (rs...)
    Então, já deu pra notar que há gulosões na turma, não é?
    Depois contamos quem são eles...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Gió,

    Hoje, finalmente, postamos algumas fotos do voo em Nasca, mas continuamos atrasados na postagem das fotos porque demanda um tempo maior. Bjs e Abs para todos.

    ResponderExcluir
  22. OI FILHO, ESTOU DIARIAMENTE, VÁRIAS VEZES, NA INTERNETE ATRÁS DE NOTÍCIAS. mANDEM SEMPRE, NEM QUE SEJA UMA ÚNICA LINHA. bEIJOS PARA VOCÊ, GUILHERME, GIULIA E MAHIMA. UM ABRAÇÃO PARA OS COUTINHOS. IRISMAR

    ResponderExcluir