quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

FINALMENTE, CUZCO


No dia 29 de dezembro saímos às 8:30h de Puerto Maldonado, sabendo que teríamos uma viagem e tanto pela frente. E, de fato, apesar de grande parte da Estrada do Pacífico estar asfaltada, levamos 12 horas para percorrer os 500km que nos separavam de Cuzco.
O trajeto passa por trechos mais preservados da Amazônia peruana e acompanha rios caudalosos que, de barrentos vão se tornando cristalinos, à medida que prossegue a subida da Cordilheira dos Andes. Saímos de uma altitude de 200m e subimos até 4700m, o ponto mais alto do percurso; depois descemos uns 1.000m para chegar a Cuzco. Ainda há uns poucos locais nos quais a travessia é feita por dentro do rio.

Nos povoados e pequenas cidades existentes pelo caminho nem sempre há postos de gasolina, aqui chamados de Grifo. Há postos em Mazuco, Marcapata e Ocongate. Abastecemos em Quincemil, onde não há posto, mas se vende combustível em um mercadinho que fica na própria estrada.
No percurso, trechos de terra e de lama, chuva, vestígios de neve, picos nevados, muito frio, alguma fome, já que só beliscamos o que tínhamos nos jipes, um pouco de mal estar provocado pela altitude e paisagens de tirar o fôlego, literalmente, já que o ar rarefeito dificulta a respiração. Na região se avistam as mulheres peruanas que usam no cotidiano roupas típicas da Cordilheira, com chapéus e saias rodadas e coloridas, muitas carregando bebês ou lenhas às costas, em mantas igualmente coloridas.
















































Mas a emoção mais forte ficou por conta dos sustos com dois trechos interrompidos por queda de barreira e obras inacabadas, mas que, felizmente, não eram por onde deveríamos passar. É que sem qualquer sinalização ou aviso, chegamos a esses trechos interrompidos pensando que seguíamos o caminho para Cuzco, mas, thanks God, estávamos enganados. Ufa! Chegamos a achar que nosso tão esperado e já reservado Año Nuevo tinha ido para o brejo.

Chegamos à caótica periferia de Cuzco por volta de 20:30h e não tivemos muita dificuldade para encontrar nosso Hotel, o San Agustin Eldorado, na Av. do Sol, a uma quadra e meia da lindíssima Plaza de Armas, no Centro Histórico de Cuzco. Um ótimo, confortável e bem localizado hotel, com um serviço excelente e quartos muito bons. Recomendamos.

Por dois séculos, Cusco e seus arredores foram a terra dos incas. Houve 13 imperadores incas, começando por Manco Cápac, o Filho do Sol, que fundou Cusco no século 12.







A Plaza de Armas é o coração de Cusco. Inti Raymi, o Festival do Sol, era celebrado aqui todos os anos. Pizarro reinvindicou Cusco para a Espanha na Praça de Armas e o rebelde Tupac Amaro II, lider de uma rebelião indígena, foi aqui decaptado em 1781. Os arcos de pedra refletem a influência espanhola, assim como a catedral e a igreja jesuíta de La Companhia, confundida com a famosa catedral, devido à sua elaborada fachada.







À noite, durante o jantar, teve quem dormisse, mas também teve quem se empolgasse com o uso da folha de coca...




















O dia de hoje, 30 de dezembro, foi light, por causa do cansaço da viagem e da altitude. Nós, da turma da Land, enquanto os Coutinhos aproveitavam o dia livre, fizemos o mesmo, passeando pelo Centro Histórico, onde almoçamos em um restaurante excelente, o Limo, em um dos cantos da Plaza de Armas – tem um ceviche delicioso, carne de alpaca e um lomo salteado fantástico. À tarde passeamos pelas lojinhas repletas de produtos de prata e de lã de alpaca, enquanto Marcelo e Coutinho tratavam de comprar as passagens de trem para Machu Picchu, nosso destino de amanhã.

12 comentários:

  1. Mahima, Marcelo, Dalva, Coutinho, Andréa e meus amados filhos Gui e Giulia, que passeio incrível!!!
    Façam uma excelente viagem, aproveitem bastante e divirtam-se muito. Ficamos aqui acompanhando vocês, apreciando as fotos e aguardando sempre as notícias.
    Sheila.

    Amados filhos, que oportunidade maravilhosa né? Se entreguem nessa aventura, vivam cada segundo na certeza de que essa viagem está sendo muito enriquecedora e que ampliará seus horizontes, conhecimentos e descobertas. Curtam muito e intensamente. Fotografem, filmem, registrem cada pedacinho de tudo... Aproveitem muito... sejam companheiros, dispostos, tenham muito amor e harmonia em tudo o que fizerem e partilhem esse amor c todos com quem conviverem. Sejam "sempre felizes", como diz a Giulia, e no caminho da luz. Fiquem com Deus.
    Amo muito vocês, meus queridos filhos.
    O vô Walter e o Luis mandam beijos pra vocês.
    Muita saudade...
    Mams.

    ResponderExcluir
  2. Muito ótimo que chegaram e bem!
    !Feliz Año!
    !Salud!

    ResponderExcluir
  3. Popoio disse:
    Oi filhota amore, e demais mebros da ventura da aventura, bom dia!
    Pelas fotos e pelos textos editados temos a certeza de que vcs estão se realizando. Deve ser facinante viajar na natureza. Desfrutem o mais que puderem.
    Gostei da analogia do chinês aposentado. Perto dela Jó pode ser levado para o nível de ansioso.
    Quanto ao quebra-molas é possível que estejam pensando como um estadista, na próxima geração como disse Winstn Churchil....
    Poi é, filhota, uma ponte aqui, outra acola,é o progresso que vai chegando, mas acabando com o romantismo dessas aventura. Guarde as fotos para a posteridade.
    A mudança da 1ª para as 2ªs e 3ª significa que é para todos.
    Bjs. Te amamos. Popoio and Mama
    FELIZ ANO NOVO.

    ResponderExcluir
  4. Dalva, Erivaldo, Andrea, Mahima, Marcelo, Gui e Giulia, olá! Estou me deliciando com a riqueza paisagística, étnica e cultural dessa viagem, além da gastronomia, é claro! Ai que vontade de estar aí compartilhando desta linda aventura c/ vocês. Aproveitem ao máximo! Feliz 2010, c/ saúde paz e iluminação divina! Beijos, D`arc

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, como eu sou caipira! Achei que minha mensagem p/ o niver da Mahima no dia 26/12/2009 estivesse postada! Pois é, a bendita desapareceu e eu não sei como! kkkkkkkk...... Bom, então lá vai outra vez!

    "Niver Mahima

    Querida Mahima, Até que enfim estou viajando virtualmente c/ vocês. Espero que na próxima de 2012 a minha participação seja real. Parabéns p/ seu aniversário. Felicidades, muita saúde e que a viagem seja espetacular. Um 2012 de luz e um beijo p/ os 7 tripulantes, D`arc
    PS: Editarei a foto em breve. A foto foi editada no mesmo dia, mas agora desapareceu!! Ai, ai,ai....

    ResponderExcluir
  6. Mae..
    Estamos aproveitando muito a viagem e como a Giulia diz, 'sendo sempre feliz'. Estamos com muita saudade de você, do vô e do Luiz. Aqui são 8:30 hrs ainda, mas aí ja deve ser 23:30!! Então todos nós desejamos um incrível ano novo, repleto de concretizações, sonhos, felicidade, paz e muito, muito amor.
    Mande sempre notícias pelo blog que , DESSA VEZ ( hahaha ), nós iremos responder! Agora eu tenho um laptop, então fica mais fácil! hahahahaha
    Um beijo e um abraço pro Luiz , pro vô e pras primas/tios.
    Te Amamos muuito mãe
    Mil beijos,
    Dos seus amados filhos,
    Giubileu e Meires hahahahaha ( você entende )

    ResponderExcluir
  7. Nita...
    Obrigada por nos acompanhar nesta aventura, que esta sendo otima.
    Feliz 2010
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Dar'c

    Como diz o Tomaz, deixa de ser caipira... rs...
    Sua mensagem de niver está na postagem do dia 27, cujo título é O Encontro. Ficamos super felizes com sua adesão ao grupo e em receber suas mensagens.
    Um 2010 maravilhoso pra você! Contamos com vc na próxima expedição, sem furo. Beijos. Mahima e Marcelo.

    ResponderExcluir
  9. só pra constatar: eu acho uma sacanagem a postagem da foto que me entrega sendo um dependente quimico da coca! ahhahaha
    Gui

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Dalva! Pessoas empreendedoras sabem o que faz.
    O primeiro princípio do empreendedor é o do risco. Ousadia, coragem e determinação para assumir riscos, e saber onde, como e quando deve arriscar para fazer o seu empreendimento crescer. Vocês estão investindo na cultura e no bem estar de cada participante. Tenham muito sucesso na EXPEDIÇÃO INTI RAYMI. Um abraço. Luiz de França – Caicó(RN)

    ResponderExcluir
  11. Parece até que sou muito corajosa. Você conhece aquela historia: por trás de um homem corajoso há uma mulher corajosa. E é assim. hehehe

    ResponderExcluir
  12. Comentário tardio de um navegante atrasado :-)
    Vale a pena ir ao mercado de Pisac e, para os famintos(as), provar cuy

    ResponderExcluir