terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MACHU PICCHU E OS INCAS

Todo nosso roteiro é fortemente marcado pela influência da cultura inca. O nome da nossa Expedição – INTI RAYMI – é uma homenagem aos incas e seu Festival do Sol, comemorado até os dias de hoje, no solstício de inverno.

Quando os espanhóis chegaram, o Peru já era berço de civilizações há 15000 anos. Em 1300 d.C. o povo chimu ergueu sua capital em Chan Chan, a maior cidade de adobe das Américas. Em 1438 começa a expansão de Tahuantinsuyo, ou Império Inca. Em menos de um século esta pequena tribo de Cuzco se torna o império mais extenso das Américas, estendendo-se do Chile ao Equador. Entre 1532 e 1534 os espanhóis liderados por Francisco Pizarro derrotaram os incas em Cuzco.

Em 1821, José de San Martín proclama a independência do Peru, tornada efetiva em 1824 quando, ajudados por Simón Bolivar, os peruanos derrotaram os espanhóis.

Somente em 1911 o arqueólogo americano Hiram Bingham descobre Machu Picchu, a enigmática cidade inca que visitaremos quando de nossa estada em Cuzco.


O MAL DA MONTANHA

O viajante que vai encarar altitudes como as dos Andes deve se precaver do mal-estar provocado pela altitude (soroche). Na Bolívia, por exemplo, o Altiplano tem uma altitude média superior a 4.000m e a rarefação do oxigênio exige a redução de esforços físicos, sobretudo nos primeiros dias.

Se não der para ir subindo por etapas é indispensável que as primeiras horas sejam de adaptação, evitando-se maiores esforços. A ingestão de mate de coca, bebida local, é indicada para combater o mal-estar provocado pela altitude.



Nós optamos por incluir um cilindro de oxigênio entre os equipamentos da INTI RAYMI, até porque já o utilizamos em duas ocasiões na Expedição de 2006, a Pachamama - uma na subida da Cordilheira e outra em Cuzco. Em ambos os casos o mal-estar surgiu depois de esforço físico.


Para quem tiver interesse nas dicas sobre documentos, equipamentos, preparativos, agasalhos e acessórios indispensáveis a uma viagem aos Andes é só dar uma olhada em nosso blog anterior http://www.karukinka2008.blogspot.com/ e encontrará tudo lá.


Hoje pela manhã os Coutinhos Dalva e Erivaldo já zarparam para passar o Natal no Cabixi. Em breve nos reuniremos lá por Rondônia. Nós, Marcelo e Mahima, pegamos a estrada no dia 24. Temos muita tralha para ajeitar na Land até lá. Ainda bem que instalamos dois Thules.


Um comentário:

  1. Caramba!!!! Em junho ou julho estarei em Machu Picchu. Vou pegar todas as dicas com vocês. Bom ano novo nos andes. Ailton

    ResponderExcluir