segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A INTI RAYMI É CARBON FREE


A INTI RAYMI é uma Expedição Carbono Neutro. Como não queremos contribuir com essa história de aquecimento global, tratamos de plantar 66 árvores nativas do cerrado para neutralizar a emissão de carbono de nossos jipes, que rodarão aproximadamente 16.000 km.


As árvores foram plantadas em área degradada por uma antiga cascalheira, na Quadra 25 do Park Way, em Brasília, na APA (Área de Proteção Ambiental) dos Ribeirões do Gama e Cabeça de Veado, em homenagem à Professora Jeanine Felfilli, que nos auxiliou no plantio que fizemos em nossa Expedição anterior e que em Julho, tão prematuramente, nos deixou.

A recuperação dessa área integra um dos projetos do CRAD – Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas, criado por Jeanine na Universidade de Brasília. A turma pretende criar um Parque com seu nome – nada mais justo. O plantio ocorreu sob o comando de Anthony Brandão, do Instituto Vida Verde, e de Christopher William Fagg, marido de Jeanine. Na área do plantio havia muito entulho e pedra, mas pegamos no cabo da enxada e encaramos a pedreira. A caçula da nossa INTI RAYMI, Giulia, era uma das mais entusiasmadas.

Bolívia, 2006


Neste último fim de semana antes da partida fizemos os acertos finais com os Coutinhos, que seguem amanhã para a Fazenda Uaru, em Rondônia, onde se encontrarão com Andrea, que lá já se encontra visitando seus pais, Dimas e Nega. No dia 26 de dezembro nos reuniremos em Vilhena para seguir até Porto Velho, local onde pegaremos nossos Gui e Giulia, que virão de Gramado, deixando a INTI RAYMI completa e pronta para zarpar rumo a Cuzco, onde passaremos o Ano Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário